Início > Geral > Meus “Top Top 2010”

Meus “Top Top 2010”

Há poucas semanas assisti um vídeo, do tipo documentário, onde um jornalista perguntava a um garoto de mais ou menos 10 anos:

“O que é internet?”

Ele respondeu:

“Internet é um lugar onde eu posso encontrar qualquer coisa”.

Achei tão objetivo, direto e simples.

Pra mim a internet é um local de encontros, de risadas com o outro e sozinho também, é um local de diversão garantida e é sobretudo um local de aprendizagem colaborativa.

Talvez este tenha sido o ano em que mais aproveitei o poder da rede de pessoas que estão inseridas na vida online para aprender e reaprender, compartilhar e repensar minha prática profissional.

Em meio a este mar de gente que “navega” diariamente e estabelecem verdadeiras redes de aprendizagem, neste post destaco os que mais contribuíram para o meu aprendizado.

Destaco o portal Educarede Brasil (@educaredebrasil).  O EducaRede é um portal educativo, totalmente gratuito e aberto, dirigido a educadores e alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública e a outras instituições educativas.

Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital (@educultdigital). O grupo é uma iniciativa da Fundação Santillana e da Fundação Telefônica, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). Projetado para ser um espaço online, este grupo de estudos compõe um ambiente interativo, que valoriza a troca de conhecimentos e experiências a partir de um tema de interesse comum: A Educação e a Cultura Digital.

Rede Social Minha Terra (@minhaterra), trata-se de uma rede cuja proposta é estimular o trabalho colaborativo entre escolas da rede pública do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das cinco regiões brasileiras a partir de textos, áudio e imagens produzidos por alunos e professores. Como o próprio nome já anuncia, o mote do projeto é recuperar aspectos da identidade, dos costumes e da história locais, no intuito de valorizar a diversidade cultural do país.

No quesito comunidades de aprendizagem colaborativa gosto muito do PlugEdu, Vivo Educa e do The Educator’s PLN. São redes formadas de pessoas com interesse comum abertas a discussão e reflexão.

No twitter minhas comunidades favoritas são o #eadsunday e o #edchat.

Quando o assunto é blog educacional o meu favorito é gringo. Vale a pena conferir o Free Technology for Teachers (@rmbyrne). De produção aqui da terrinha não deixo de passar pelo Tecnologias Educacionais (@marinhos) e Caldeirão de Ideias (@robsongfreire).

Os perfis do twitter que sigo e que fazem toda a diferença na minha opinião são: @marinhos, @joaomattar, @pgsimoes, @SoniaBertocchi, @claudemirviana, @renataaquino, @thbeth, @DaisyGrisolia, @samegui e @interney.

Na categoria inspire-se professor, recomendo conhecer o Ver para Crescer e o Wikimapa.

Na categoria totalmente inusitado para um educador, recomendo acompanhar o site da Pix. Para quem tem olhos atentos o entretenimento digital pode facilmente ser remixado para sua sala de aula professor!

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: