Início > Tecnologia e Educação > Creative Commons: você sabe o que é?

Creative Commons: você sabe o que é?

No twitter, a hashtag #culturadigitalbr tem um pessoal que sempre disponibiliza excelente material, boas opiniões e por aí vai. O @cc_br divulgou esta excelente tirinha de autoria do @nerdson, que ajuda a entender de forma muito simples as licenças Creative Commons.

Criada por @nerdson - http://ow.ly/3Jqwd

 

Assista também a este vídeo que conta uma historinha muito legal que ajuda quem nunca ouviu falar em Creative Commons, entenda a filosofia do projeto.

Aplicações na escola:

Professores: você que é um professor autor, pode licenciar os materiais criados por você e compartilhar com seus pares de forma fácil e simples na web.

Alunos: o mesmo princípio se aplica aos excelentes trabalhos realizados pelos alunos. Podemos conversar com eles sobre esta questão do direito autoral, explicar as licenças e incentivá-los a produzir e compartilhar os seus materiais com outros estudantes e professores.

Este ano os alunos do ensino médio de meu colégio farão um e-book e também uma revista digital que serão produzidas dentro da filosofia Creative Commons. É uma excelente estratégia para que os alunos entendam melhor o direito de autor.

Eu sempre conto esta história e aí vai mais uma vez:

Outubro, alunos animados produzindo material para o trabalho coletivo e de repente…
Eu: esta imagem é de vocês?
Eles: Sim, pegamos no google!
Eu: mas quem é dono, a imagem esta licenciada?
Eles: Que dono professora? Todo mundo é dono, tá no google!

Lembrando que para publicar trabalhos de alunos menores de 18 anos é necessária a autorização de seus pais e/ou responsáveis!

  1. 12/02/2011 às 11:53

    Excelente post Débora e que continue na batalha em prol da liberdade do conhecimento. Beijos

    • 13/02/2011 às 0:07

      Trabalhemos todos em prol do compartilhamento de experiências pedagógicas na educação! O Creative Commons me parece um elemento fantástico na educação.

      Abraço

  2. 15/02/2011 às 14:18

    Oi Débora, sou professora de informática e tenho meu blog há 3 anos. Sinceramente não conhecia a licença Creative Commons. Fiquei com muitas dúvidas. Se quero compartilhar os arquivos em meu blog devo inserir as permissões no rodapé do meu blog? Não preciso colocar em todos os arquiovs que criar? E para publicar os trabalhos dos meus alunos devo conversar com eles e pedir que coloquem também as permissões nos arquivos criados? Exemplo: Criei um arquivo contendo as Regras e combinados do laboratório de informática e conversei com meus alunos sobre estas regras, agora quero publicar os comentários dos alunos referente a importância das regras. Como faço? Agradeço antecipadamente sua atenção.

  3. 15/02/2011 às 15:43

    Vamos lá:

    1. Licencie o seu blog para os conteúdos publicados por você, caso você cite nos posts algo de outra pessoa faça a referência e disponibilize o link.

    2. Se você coloca um widget ao lado indicando a licença não é necessário colocar o símbolo em todos os posts (http://creativecommons.org/choose/).

    3. Trabalho de alunos é um pepino, tenho estudado bastante sobre isso. No caso de menor de idade é necessária a autorização dos pais. Exemplo: vamos supor que você crie um vídeo ou um e-book, as crianças são os autores claro, mas pelo o que consultei até agora o nome dos responsáveis também devem aparecer.

    4. É muito fácil trabalhar com a licença no caso de adultos, no nosso caso (educadoras blogueiras) mas te confesso que ainda é nublado pra mim esta questão dos materiais inéditos criados pelas crianças. De toda forma eu tenho publicado em um projeto que desenvolvo, dê uma olhada se for de interesse: http://iepioneiro.blogspot.com/

    Seguimos conversando, se você quiser me enviar e-mails ou conversar pelo twitter, fique a vontade.

  1. 11/02/2011 às 22:56
  2. 15/04/2011 às 8:58

Deixe um comentário

