Início > Games, Recurso Educativo, Tecnologia e Educação > Educação Financeira na Escola

Educação Financeira na Escola

Foto de Jeff Belmonte http://ow.ly/3Qhka

Ainda ano passado, diversos meios de comunicação publicaram que a partir de 2012, nas escolas públicas obrigatoriamente entra em cena (currículo) a Educação Financeira.  Orçamento doméstico, poupança, aposentadoria, seguros e financiamentos serão temas de aulas. Um projeto piloto já está em andamento desde 2010 em 410 escolas públicas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Tocantins e Distrito Federal.

O objetivo do projeto é ensinar crianças e jovens a tomar decisões de consumo e investimento e a planejar o futuro. O tema será abordado como parte dos conteúdos de diferentes áreas, como português, história e matemática. O material didático, já distribuído às escolas, é composto de livro e caderno do aluno mais livro do professor.

Não encontrei nenhum feedback de como está sendo o desenvolvimento do programa e como isso tem refletido nos alunos e porque não dizer,  nas suas famílias, mas é bom ver a escola tentando se conectar com o cotidiano. Quando se trata de números e cifras, não é a toa que muitos alunos detestam matemática, no meu caso, a minha matéria preferida na época de estudante era matemática, mas eu costumava deixar os professores loucos, porque eu sempre queria saber a aplicação prática das coisas e acho que isso deveria servir pra tudo na escola.

Minha contruibuição para o tema é apresentar aqui 2 recursos muito interessantes em relação ao tema para se trabalhar aí no seu colégio.

Turma da Bolsa

No site Turma da Bolsa você cria o seu avatar e brinca acumulando os seus pererês. Os recursos disponíveis são jogos, vídeos, quadrinhos e fábulas. Existem artigos e vídeos para os pais e para educadores existe até planos de aula disponíveis. É um excelente recurso para aprender brincando na escola e em casa junto com a família.

 

Em dezembro de 2010 o Banco Central Europeu (BCE) e os bancos centrais nacionais do Eurosistema lançaram 2 games muito legais, o €conomia: o Jogo da Política Monetária e o Inflation Island: como a Inflação afeta a Economia. Os jogos são dirigidos sobretudo a jovens dos 18 aos 25 anos, entretanto eu testei os jogos e acho que  é possível usá-los no Ensino Médio sem problemas.

  • No “€CONOMIA – O Jogo da Política Monetária”, os jogadores decidem a taxa de juro para cada trimestre ao longo de oito anos e procuram manter a inflação num nível abaixo mas próximo de 2%, com a ajuda de uma equipe de consultores, uma página de indicadores e informação sob a forma de títulos da imprensa. À medida que avança, o jogo torna-se mais complexo, sendo necessário que os jogadores reajam a vários eventos imprevisíveis (por exemplo, uma crise petrolífera) que afetam a inflação e a economia.
  • O “Inflation Island” informa sobre os benefícios da estabilidade de preços e os efeitos negativos da deflação, inflação elevada e hiperinflação para os indivíduos e a sociedade. Os jogadores podem optar por dois modos: “Explorar a Ilha”, que lhes permite observar como o panorama da ilha e o comportamento dos seus habitantes mudam de acordo com as diferentes circunstâncias, e “Testar Conhecimentos”, no qual têm de seleccionar os comentários individuais e as descrições da situação em geral que se aplicam aos vários cenários de inflação. O jogo inclui também um cinema, que oferece alguns exemplos reais de inflação e deflação.

De asas a sua imaginação e criatividade e boa aula! Quem tiver mais dicas de games relacionados ao tema, por favor contribua com o aprendizado coletivo e deixe um comentário para que eu possa acrescentar no post 🙂

Fontes: Turma da Bolsa Banco Central Europeu Folha de São Paulo UOL Economia

Anúncios
  1. 12/02/2011 às 22:27

    Achei interessante “Economia O jogo da política monetária”,eu aprendi varias coisas como o que seria inflação,o que a inflação pode nos afetar,etc.

    Gostei do post,bem pensado em postar.

    Obrigado,pela atenção.

    • 13/02/2011 às 0:08

      Eu gostei muito dos games também, na sua opinião é possível usar os do Banco Central no ensino médio?

  1. 04/02/2011 às 14:33

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: