Início > Recurso Educativo, Tecnologia e Educação > Detetives do Passado!!!

Detetives do Passado!!!

Um recurso muito legal para “investigar” aspectos importantes e curiosos da história do Brasil, através de oficinas, atividades de investigação e pesquisa escolar.

O projeto Detetives do Passado – Escravidão do Brasil, é parte do projeto “Dimensões da Cidadania no Oitocentos: oficinas do ensino de História”. Foi pensado com o objetivo de discutir algumas possibilidades de realizar conexões entre o conhecimento produzido na universidade e aquele construído na escola, através da produção de propostas metodológicas – denominadas oficinas – que permitam ao professor trazer para a sala de aula questões abordadas pela historiografia recente, fornecendo instrumentos para que seus alunos sejam capazes de observar, analisar, classificar e fazer generalizações, construindo conceitos e adotando novos comportamentos.

A forma privilegiada de desenvolvimento das oficinas se dá através do contato com os vestígios que nos foram legados, e que são a “matéria prima” dos historiadores: as fontes. A intenção é a de que, proporcionando ao aluno um contato direto com as fontes, seja possível criar mecanismos através dos quais ele seja capaz de compreender o processo de produção do conhecimento, ao mesmo tempo em que toma contato com a produção historiográfica sobre o tema escolhido.

Parabéns as coordenadoras e autoras das oficinas, Keila Grinberg e Anita Almeida, historiadoras e professoras do Departamento de História da UNIRIO.

Saiba mais em Detetives do Passado.

Boa aula!

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: